segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Do horário eleitoral

Não. Não acho que a propaganda política seja desnecessária, embora tenha me causado hilaridade a romaria de alguns candidatos e seus artifícios para chamar atenção dos eleitores...
Conhecer os candidatos é essencial e não venham me dizem que é mais fácil conhecê-los pela internet porque o povão vai fazer tudo na web, navegar em redes sociais, twittar à vontade, papear horas pelo MSN, mas não vai lembrar de pesquisar sobre o seu candidato..Por isso me irrita ver alguns comunicadores criticando o horário eleitoral e isso em TV e rádios abertas ou seja, concessões púbicas!Cabe sim, criticar o sistema de voto proporcional que delega aos partidos sobras de votos de políticos de elevada representatividade para outros da mesma legenda, mas que não necessariamente o eleitor escolheu.
Cabe repensar qual sistema federativo temos se o voto de um eleitor pode ser convertido em moeda de manobra assistencialista nas mãos de políticos engajados em causa própria, angariando apoio no esquema do toma lá dá cá, ainda nos moldes do curral eleitoral. Mas não se pode deixar de responsabilizar o próprio eleitor pelo desconhecimento em relação aos representantes que inevitavelmente irá escolher, seja por iniciativa própria ou pela abstenção.
Afinal, mesmo quando nos abstemos, deixamos que alguém ocupe o lugar de outro que poderia realizar um trabalho melhor, ou pelo menos honestamente.Somos todos, brasileiros, coniventes com a corrupção endêmica, alastrada como mato nas provas de concursos públicos e documentações que burlamos, simplesmente porque nos parecem injustas as taxas e burocracia necessárias para retirar uma simples carteira de motorista.
Não nos parece necessário salientar nosso papel em fortalecer os esquemas paralelos que dilapidam as instituições de estado, quando cremos ser a coisa pública pertencente a ninguém. Somos todos parte do exercício da democracia, células do sistema de governo, por mais não queiramos nos envolver em assuntos de política como tão bem apregoam tantos e tão bons cidadãos do país. Inevitavelmente a coisa pública nos espreita, topando-nos quando menos esperarmos, na esquina de um acidente ao adentrar um hospital, ao fazer uso de transporte público e das vias urbanas.
E nem adianta isolar-se em carros próprios, posto que os mesmos dividirão espaço com hordas de vans, kombis e ônibus atravessando o caminho do mais alienado dos cidadãos.Além disso, impostos são, além da morte, a única coisa certa na vida.Convêm fiscalizar pra onde vão e porque diabos não resultam em melhorias no transporte publico, saúde e educação e tantos outros artigos de primeira necessidade. Convém direcionarmos nossas escolhas e fazermos uso de nossas (poucas) ferramentas de modo a não deixar a raposa sozinha de olho nas galinhas do orçamento da União. Deputados, senadores, prefeitos, todos vem e vão de acordo com a maré, resta-nos compreender o processo, conhecer nossos eleitos e tomar a parte que nos cabe.A democracia agradece.

Pra saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_eleitoral_do_Brasil
http://www.tse.gov.br/internet/index.html

2 comentários:

  1. Excelente a crítica, editora!! É dever cidadão intervir e subverter a lógica do sistema, tentando, à miúde, compreender os artifícios políticos na teia armada nos currais prévios de cada quatro anos. As tarifas tributárias ofuscam, de forma proporcionalmente inversa, os direitos constitucionalmente previstos, à saúde, moradia e educação, de forma integrada, atendendo a grande maioria (o que não é visto).

    As propagandas políticas têm o propósito deliberado de proliferar o poder dentro da desordem constituída, atribuindo ao sistema passado as providências de correção (que se faziam por coação e coerção) em cujas rédeas não se viam deduções satisfatórias.

    Resta denunciar e sacudir a poeira na porta da casa alheia!

    ResponderExcluir
  2. Resta-nos denunciar,não é mesmo editor?kkkkkkk...Bom vc por aqui!beijos

    ResponderExcluir

Em pauta: